segunda-feira, 25 de abril de 2011

JASPER.

Caramba! Eu não suporto mais o Jasper. Isso mesmo. Você pensa que nós ''ainda nos amamos''? Mas não é mais assim. Vou contar o que aconteceu ontem.

Eu estava em casa, com a minha família linda. De repente, Jasper grita do nada:

- ALICEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.
- Oi amor... hihi
- CALA A BOCA E VAI PEGAR CERVEJA, PORQUE AÍ PELO MENOS VOCÊ VAI TER FEITO ALGUMA COISA ÚTIL NA VIDA!

Eu juro que mudei de pessoa nessa frase. (E MUDEI MESMO, HAHA)

- JASPER SEU GROSSO E MAFRODITA VAI PRA P**@ QUE P@*** PRO INFERNO!

Ele respondeu:

- Nãaao, sabe porque? PORQUE UM DIA, VOCÊ VAI ESTAR LÁ, ENTÃO NEM VALE A PENA.

(Eu vou me rebeliar agora, haha)

- AH É? ENTÃO VOCÊ ACHA QUE TEM O DIREITO DE ME TRATAR DESSE JEITO? VAI SE F**** SEU IMBECIL! SE CANSOU DE MIM VAI EMBORA PORQUE EU JÁ NÃO AGUENTO MAIS VOCÊ E ESSE SEU JEITO EMO! TÁ ME ENCHENDO! SAI DESSA CASA SEU INÚTIL! TE ODEIO! SEMPRE TE ODIEI! CASEI COM VOCÊ PORQUE EU ERA OBRIGADA! FIQUEI TODOS ESSES CEM ANOS SÓ EM CIMA DE VOCÊ  PORQUE EU ERA A ÚNICA QUE FINGIA AMAR VOCÊ! VOCÊ SEMPRE FOI UMA VERGONHA PRA MIM, MAS AGORA TÁ TUDO ACABADO, JASPER WITHLOCK HALE! TUDO ACABADO.

Foi aí que a família começou a olhar pra mim igual a uns mongos, menos a Rose e a Ness muito surpresos.

Fiquei encarando eles, depois eu cansei de olhar aqueles velhos ridículos intrometidos, peguei a minha mala de viagens que estava cheia de roupas, a bolsa, e é claro, o notebook. Me despedi de todos, menos de Jasper. Ia ficar com muita pena de deixar a Rose e a Ness e os outros MENOS O JASPER, mas... fazer o que? Jasper andou até mim, me impedindo de sair

- Olha, desculpa Alice.
- DESCULPA NADA! QUEM MANDA VOCÊ ME TRATAR DESSE JEITO? TCHAU!

E bati a porta na cara dele. (DEVE TER ATÉ QUEBRADO O NARIZ DO INFELIZ MAS DANE-SE.)

Abri a garagem, apertei o alarme do meu lindo Porsche Turbo Amarelo.

MAS VOCÊS SABEM O QUE ACONTECEU QUANDO EU ENTREI NELE?
TINHA O FILHO DA P**@ DO CACHORRO QUE A ROSALIE COMPROU PRA A NESS! AAAAH MAS EU NÃO DEIXEI BARATO NÃO, HEHE! VOCÊ NEM QUEIRA SABER O QUE EU FIZ COM AQUELE BOSTA DE CACHORRO!

Consegui tirar ele do carro, mas depois? EU TIVE QUE FAZER ALGUMA COISA!
EU ENFIEI ELE EM BAIXO DO MEU CARRO, E PASSEI EM CIMA DELE! DEPOIS, FUI UM POUCO PRA FRENTE PARA CHECAR E ELE NÃO TINHA MORRIDO AINDA! CACHORRO FILHO DA MÃE! MAS EU NÃO ACABEI, EU ENFIEI ELE DENTRO DO CARRO DO EMMETT. O CACHORRO TAVA CHEIO DE SANGUE (consegui me controlar) E PRESTES A MORRER! PRONTO! FIZ O MEU TRABALHO! O carro começou a cheirar sangue... muito forte.

Coloquei o meu RayBan wayfarer branco e fui embora.

Passei no aeroporto, comprei uma passagem de ida e volta (nem sei porque comprei passagem de volta, eu não ia voltar mais pra aquele inferno de novo), mas por precauções.

Viajei para NOVA YORK (O LUGAR DOS MEUS SONHOS *-*). Comprei uma CASA lá, ela era SUUUUUUUUUUUUPER linda, e é claro, de luxo, babe!
COLOQUEI AS MILHARES DE ROUPAS DENTRO DO CLOSET E DEMOREI UM SÉCULO PRA BOTAR TUDO LÁ! Mas finalmente acabei.
Diário... O SHOPPING DE LÁ ERA IN-CRÍ-VEL! HAHA, E EU ATÉ ESQUECI DOS MEMBROS DA MINHA FAMÍLIA! AS ÚNICAS PESSOAS MARAVILHOSAS QUE EU LEMBRAVA ERA A ROSE, A NESS E A BELLS.

Depois escrevo mais,
ok?

Aly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário